NOTÍCIAS
Uma Reflexão sobre Formação e Profissionalismo.
Recentemente, numa conversa de circunstância veio à tona um equívoco comum sobre a hipnoterapia. Esta pessoa com quem falava, explicou-me que uma psicóloga e Hipnoterapeuta sua conhecida teve de deixar de praticar hipnoterapia porque os pacientes começaram a apresentar comportamentos estranhos durante as sessões, como latir ou falar com vozes engraçadas. Essa pessoa estava realmente convencida de que esses comportamentos eram consequência direta da hipnoterapia. Como profissional comprometida com a hipnoterapia enquanto ferramenta terapêutica séria e eficaz, achei essa conversa ao mesmo tempo surpreendente e preocupante. Embora tenha mantido a calma, confesso que essa história em particular me incomodou. Não pelos comportamentos descritos, mas porque revelou uma enorme falta de entendimento sobre o que a hipnoterapia realmente é de como funciona. É importante esclarecer: a hipnoterapia não induz comportamentos estranhos ou performativos, não é uma forma de entretenimento, nem uma ferramenta para manipular ou controlar as pessoas. Quando praticada por profissionais devidamente formados, a hipnoterapia é um método poderoso e transformador, baseado em ciência, psicologia e empatia. É utilizada para ajudar indivíduos a lidar com uma ampla gama de questões, desde a gestão da ansiedade e superação de fobias até o crescimento pessoal e a lidar com questões emocional. Os comportamentos estranhos descritos nessa história não refletem a hipnoterapia em si, mas sim uma formação inadequada ou um entendimento equivocado da prática. Quando profissionais não recebem a devida formação ou não compreendem plenamente os princípios e a ética da hipnoterapia, podem, sem querer, criar situações que confundem ou até mesmo causam desconforto em seus clientes. Isso prejudica a reputação da hipnoterapia e desencoraja outros a explorarem o seu imenso potencial. A triste realidade é que essa profissional pode ter deixado de praticar a hipnoterapia não porque a técnica fosse falha, mas porque lhe faltavam as ferramentas e o conhecimento adequados para utilizá-la de forma eficaz. Isso destaca a importância de uma formação de qualidade e do desenvolvimento profissional contínuo para todos que trabalham nesta área.
(mais…)No campo da hipnose clínica, é comum que nos perguntem: “A meditação é a mesma coisa que a auto-hipnose?” A resposta curta é, não, não são exatamente a mesma coisa. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, estão relacionadas com o propósito subjacente de cada prática.
Na meditação, o foco principal é estar presente. Não há uma preocupação em resolver problemas ou atingir um objetivo concreto. A meditação é uma prática que convida à aceitação plena do momento e de si mesmo, tal como é. Na meditação, o indivíduo conecta-se com a sua essência, com o “eu” que não possui problemas ou inquietações. É um encontro consigo mesmo, mesmo que seja apenas por um instante fugaz. Nesse sentido, a meditação oferece uma oportunidade de experimentarmos uma pausa na turbulência da vida quotidiana, uma pausa para simplesmente existir.
(mais…)3-month cutting-edge online module from the LSCCH designed for therapists & medical & healthcare professionals
EMDR will help you unblock trauma in client’s minds and release those traumatic memories in an unusual way. In some studies, as many as 90% of trauma survivors appeared to have no PTSD symptoms after just three sessions.
The next EMDR Therapy Certificate course will be starting Saterday 20 of July 2024. Remember to register here early. You are eligible for the early registration discount as shown below.
The course is offered entirely online, with live lectures and practical sessions delivered through Zoom classroom by our team in the UK.
Please note – All the lectures are recorded but you will have to attend 80% of the practice sessions to be eligible to write the exams. The EMDR techniques are practiced, live, in these sessions and due to the privacy of our students, not recorded.
(mais…)20 de Abril de 2024 | Online
No Sábado dia 20 de Abril de 2024, irá decorrer do módulo avançado em Hipnoterapia a ´´Terapia Pseudo Regressiva Avançada´´, conduzida online pela hipnoterapeuta Rosário Vilardebó na plataforma ZOOM.
Terapia Pseudo Regressiva Avançada
Esta abordagem para lidar com o trauma é baseada em Milton Erickson e de Ernest Rossi (1989). O paciente foi levado a reviver os traumas do passado, mas sempre acompanhado por uma figura de apoio, que lhe foi dando sabedoria, ajuda e insight.
Nesta técnica terapêutica o sujeito cria vários estados da mente coexistentes em relação ao trauma – o sujeito antes do trauma, o sujeito durante o trauma, o sujeito com o trauma resolvido.
Horário: 10h – 13h
Destinado: Hipnoterapeutas Certificados
Investimento: €75
Inscrição: até dia 12 de Abril de 2024 pela ficha de inscrição
Os sócios da AHCP têm um desconto de €25